CONTEÚDOS

1.   Conteúdos

 Todos os conteúdos previstos na Portaria 1770 e na Resolução 39/99 estão contemplados na estrutura acima proposta. Alguns conteúdos que antes constituíam disciplinas serão, nesta proposta, agrupados por blocos de conteúdos conexos ou assimilados pelo atelier de projeto: 

  • 1.1 Conteúdos previstos pela 1770 – MEC

 1.1.1    Matérias de Fundamentação 

  • O conteúdo de estética e história das artes permeia grande parte das disciplinas do curso, mas está contemplado principalmente na disciplina Elementos de História, Arte e Cultura e em todas as disciplinas de História da Arquitetura e do Urbanismo.
  • O conteúdo de estudos sociais e ambientais permeia grande parte das disciplinas do curso, mas está contemplado principalmente nas disciplinas Desenho Urbano II e IV, Análise do Espaço Urbano, Noções de Planejamento Urbano e Regional e Noções de Arquitetura e Urbanismo.
  • O conteúdo desenho está previsto como disciplina nos três primeiros semestres do curso, e como aplicação na maioria das disciplinas do curso.

1.1.2    Matérias Profissionais 

  • O conteúdo História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo se desdobra em sete disciplinas.
  • O conteúdo Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo se desdobra em disciplinas de projeto do edifício e desenho urbano.
  • O conteúdo Técnicas Retrospectivas está contido nas disciplinas Instrumentos de Intervenção em áreas históricas, Projeto de Edificações III e Desenho Urbano III.
  • O conteúdo Tecnologia da Construção está contemplado, de maneira geral, nas disciplinas de projeto do edifício e de desenho urbano e, em especial, em Tecnologia da Arquitetura I e II que englobam os conteúdos das antigas disciplinas Tecnologia das Construções I, Instalações Prediais e Materiais Construtivos I.
  • O conteúdo Sistemas Estruturais está contemplado, de maneira geral, nas disciplinas de projeto do edifício e de desenho urbano e, em especial, em Sistemas Estruturais I e II, que englobam os conteúdos das antigas disciplinas Sistemas Estruturais I e II, Mecânica aplicada às construções e Resistência e Estabilidade das Construções.
  • O conteúdo Conforto Ambiental está contemplado, de maneira geral, nas disciplinas de projeto do edifício e de desenho urbano e, em especial, em Conforto Ambiental I e II e englobam os conteúdos das antigas disciplinas Higiene e Conforto Ambiental e Conforto Ambiental.
  • O conteúdo Topografia está contemplado nas disciplinas Introdução ao Desenho e Desenho Urbano II, e IV, que englobam os conteúdos da antiga disciplina Topografia.
  • O conteúdo Informática aplicada à arquitetura está contemplado em todas as disciplinas do curso e especificamente na disciplina Perspectiva, contemplando o conteúdo da antiga disciplina Desenho Perspectivo.
  • O conteúdo Planejamento urbano e regional está contido na disciplina Noções de planejamento urbano e regional e nas disciplinas de Desenho Urbano em seus diversos níveis.

1.1.3 Trabalho Final de Graduação

 O trabalho Final de Graduação consta da estrutura curricular do CAU/UFPB desde a primeira reformulação de 1977 e já está consolidado como conteúdo e como etapa de transição entre a vida acadêmica e a vida profissional.

 1.2   Conteúdos previstos pela 1770 – MEC e pela 39/99 – CONSEPE

 Algumas atividades complementares à formação do arquiteto estão previstas tanto na legislação federal como na local, e deverão ser regulamentadas pelo Colegiado de curso de acordo com a legislação pertinente da universidade, são elas: 

•·      o estágio curricular que poderá ser realizado em escritórios de arquitetura, empresas de projeto e construção, núcleos de pesquisa e extensão, laboratórios didáticos, instituições públicas e privadas com atividades nas áreas afins e similares.

 os seminários temáticos, de acordo com a Portaria 39/99 da UFPB serão realizados obrigatoriamente seminários sobre os seguintes temas: Educação Especial, Educação Ambiental e Direitos Humanos. Estes seminários serão integrados respectivamente às disciplinas Ergonomia, Desenho Urbano II e Deontologia e Prática Profissional. 

  • as disciplinas livres são aquelas escolhidas pelo aluno entre as oferecidas pela Universidade para contemplar conteúdos de interesse individual e trajetórias pessoais. 
  • os tópicos especiais substituem as tradicionais disciplinas optativas e contemplam os conteúdos decorrentes de deficiências conjunturais, demandas flutuantes, complementações e aprofundamentos em temas afins ou linhas de pesquisa. Estes tópicos podem também abrigar conteúdos ministrados em seminários, workshops e similares. Assuntos como desenho do objeto, comunicação visual, oficinas de criatividade, arquitetura sem arquitetos, avaliação pós-ocupação podem ser incluídos nestes tópicos. 
  • a participação em projetos de pesquisa, extensão e monitoria permite o contato direto com a sociedade, visando a formação do cidadão, do profissional da produção e do pesquisador/professor.

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